Monumentos | Mundo
A Sé de Luanda, Angola
A Sé de Luanda é uma das mais emblemáticas igrejas de Luanda. Fundada com o colégio anexo, pelos jesuítas no início do século XVII, teve um papel fundamental na educação e na cultura, e constitui actualmente um precioso legado da história de Angola. (Saber mais)
O Santuário da Muxima, Angola
A igreja de Nossa Senhora da Conceição da Muxima é considerada um dos monumentos de maior valor histórico em Angola. Construída nos finais do século XVI, nas margens do rio Cuanza, é actualmente o principal Santuário mariano angolano e, provavelmente, de toda a África Subsaariana. (Saber mais)
Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Luanda
A igreja de Nossa Senhora do Cabo, situada na formosa ilha de Luanda é a mais antiga da cidade. Tornou-se, ao longo dos séculos, num especial lugar de culto para a população da ilha, particularmente entre os pescadores. (saber mais)
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Luanda
A histórica igreja de Nossa Senhora dos Remédios, antiga Sé Catedral de Angola e Congo, onde foram sagrados grande parte dos Bispos das dioceses angolanas fundadas ao longo dos séculos XIX e XX, continua uma referência incontornável da herança religiosa e cultural da cidade de Luanda. (Saber mais)
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, Luanda
O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré está localizado em zona central privilegiada, junto à Baía de Luanda. Igreja de peregrinação, com o antigo cruzeiro no adro, mantém as tradições de devoção mariana e continua a atrair inumeráveis peregrinos que recorrem à Mãe de Deus nas suas aflições. (Saber mais)
igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmo, Luanda
A igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmo, localizada no antigo bairro das Ingombotas, é um dos monumentos de arquitectura barroca mais importantes de Angola, com interior de revestimento azulejar particularmente notável. (Saber mais)
Outro Património | Mundo
O Santo Condestável em Singapura
Na histórica igreja de São José em Singapura venera-se uma imagem de São Nuno de Santa Maria, o grande Condestável, devoção genuína de luso-descendentes em terras asiáticas. (Saber mais)
Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Mandur, Índia
Em Mandur celebra-se anualmente a Festa de Nossa Senhora Bom Success, invocação proveniente de Portugal e que permanece viva na cultura local. (Saber mais)
Santa Cruz de Cochim, Índia
Santa Cruz de Cochim no estado de Kerala, na Índia, foi o primeiro núcleo urbano com presença portuguesa continuada da Ásia, e também o local da primeira igreja católica de todo o Oriente. (Saber mais)
Santa Maria de África, Ceuta
Santa Maria de África é uma invocação de origem lusitana. É padroeira de Ceuta, com um culto que remonta à conquista da cidade pelos portugueses em 1415 e, ainda hoje, poderoso elo de ligação com Portugal. (Saber mais)
A Misericórdia de São Tomé, São Tomé e Príncipe
A Santa Casa da Misericórdia é considerada a mais antiga instituição de São Tomé e Príncipe. Foi uma das primeiras Misericórdias promovidas pela Rainha D. Leonor nos territórios de além-mar, no início do povoamento. Recebeu um valioso legado de D. Simoa Godinho, nobre dama são-tomense. (Saber mais)
O painel “perdido” do Patriarca Arménio David IV de Vagharshapat
À entrada da antiga Sala do Capítulo do Convento da Graça em Lisboa, encontrava-se, até há poucos anos, um grande painel azulejar com a representação da cena de obediência ao Papa do Patriarca Arménio David de Vagharshapat em Ispaão, capital do Império Safávida. (Saber mais)
O Martírio da Rainha Ketevan, Geórgia
No Chateau Mukhrani na Geórgia está exposta uma réplica do notável painel de azulejos representando o martírio da Rainha Ketevan de Khakheti (c. 1560-1624), no antigo Convento da Graça em Lisboa. (Saber mais)
A Romaria da Senhora d’Abadia de Muquém (Goiás, Brasil)
A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é a mais antiga romaria do Estado de Goiás. Devoção trazida no século XVIII pelos portugueses provenientes em grande parte do Norte minhoto, onde esta devoção era - e continua a ser - muito arreigada, é actualmente uma das maiores peregrinações de todo o Brasil. (Saber Mais)
O órgão congénere da Sé de Faro (Mariana, Brasil)
Os magníficos órgãos das catedrais de Faro e Mariana são considerados peças únicas da arte organística de origem portuguesa atribuídos a Johannes Heinhrich Ulenkampf, discípulo do famoso organeiro alemão Arp Schnitger. (Saber mais)
A Biblioteca de D. Fernando Martins Mascarenhas (Oxford, Reino Unido)
A valiosa Livraria de D. Fernando de Mascarenhas, Bispo do Algarve, proveniente do saque do corsário inglês Robert Devereux em 1596, encontra-se actualmente na Bodeley Library, em Oxford. (Saber mais)
A naveta de prata da igreja da Muxima, Angola
No Museu Nacional Soares dos Reis, encontra-se uma naveta de prata proveniente da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Muxima em Angola, de origem baiana, associada à viagem do Príncipe Real D. Luís Filipe à costa africana em 1907. (Saber mais)
A Virgem de Luján, Argentina
Nossa Senhora da Conceição de Luján é a padroeira da Argentina. O santuário tem na sua origem na encomenda de uma imagem pelo português António Faria de Sá, fazendeiro morador em Córdova. Actualmente é a mais venerada dos países platinos, Argentina, Uruguai e Paraguai. (Saber mais)
Santuário da Muxima: uma pintura de Isabel Nunes
A pintora Isabel Nunes realizou um significativo e ambicioso políptico dedicado ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, o principal centro de devoção mariana em Angola. (Saber mais)
A Misericórdia de Luanda, Angola
A Santa Casa da Misericórdia de Luanda é uma das mais antigas instituições de Angola, com uma herança valiosíssima no âmbito da assistência aos mais vulneráveis. Foi recentemente revalorizada e actualizada. (Saber mais)
A primeira obra escrita em quimbundo, Angola
Em 1642, foi impresso em Lisboa o primeiro catecismo escrito em quimbundo, uma das línguas mais faladas na região de Angola. É também o mais antigo registo desta língua, um valioso documento para a história da linguística africana. (Saber mais)
A torre do Observatório Meteorológico de Luanda, Angola
A secular e notável torre da antiga Sé de Luanda é o único vestígio da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde foi instalado, no século XIX, o primeiro Observatório Meteorológico da cidade. (Saber mais)
A Arte da Língua de Angola, Brasil
Em 1697, foi publicada em Lisboa, a primeira gramática de Quimbundo. Foi elaborada no Brasil pelo padre jesuíta Pedro Dias e destinada à evangelização dos escravos africanos que chegavam anualmente aos portos do Brasil. É considerado um valioso registo sobre a circulação do quimbundo nas terras do ultramar português. (Saber mais)
Tabela dos Toques de Incêndio (Luanda, Angola)
Na fachada da igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Luanda, encontra-se uma antiga caixa de incêndios destinada a alertar a população do local do fogo. (Saber mais)
Crie seu próprio site com Webador