Monumentos | Mundo 

A Sé de Luanda, Angola

A Sé de Luanda é uma das mais emblemáticas igrejas de Luanda. Fundada com o colégio anexo, pelos jesuítas no início do século XVII, teve um papel fundamental na educação e na cultura, e  constitui actualmente um precioso legado da história de Angola. (Saber mais)

O Santuário da Muxima, Angola

A igreja de Nossa Senhora da Conceição da Muxima é considerada um dos monumentos de maior valor histórico em Angola. Construída nos finais do século XVI, nas margens do rio Cuanza, é actualmente o principal Santuário mariano angolano e, provavelmente, de toda a África Subsaariana. (Saber mais)

Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Luanda

A igreja de Nossa Senhora do Cabo, situada na formosa ilha de Luanda é a mais antiga da cidade. Tornou-se, ao longo dos séculos, num especial lugar de culto para a população da ilha, particularmente entre os pescadores. (saber mais)

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Luanda

A histórica igreja de Nossa Senhora dos Remédios, antiga Sé Catedral de Angola e Congo, onde foram sagrados grande parte dos Bispos das dioceses angolanas fundadas ao longo dos séculos XIX e XX, continua uma referência incontornável da herança religiosa e cultural da cidade de Luanda. (Saber mais)

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, Luanda

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré está localizado em zona central privilegiada, junto à Baía de Luanda. Igreja de peregrinação, com o antigo cruzeiro no adro, mantém as tradições de devoção mariana e continua a atrair inumeráveis peregrinos que recorrem à Mãe de Deus nas suas aflições. (Saber mais)

igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmo, Luanda

A igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmo, localizada no antigo bairro das Ingombotas, é um dos monumentos de arquitectura barroca mais importantes de Angola, com interior de revestimento azulejar particularmente notável. (Saber mais)


Outro Património | Mundo 

A Arte da Língua de Angola, Brasil

Em 1697, foi publicada em Lisboa, a primeira gramática de Quimbundo. Foi elaborada no Brasil pelo padre jesuíta Pedro Dias e destinada à evangelização dos escravos africanos que chegavam anualmente aos portos do Brasil. É considerado um valioso registo sobre a circulação do quimbundo nas terras do ultramar português. (Saber mais)

A torre do Observatório Meteorológico de Luanda, Angola

A secular e notável torre da antiga Sé de Luanda é o único vestígio da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde foi instalado, no século XIX, o primeiro Observatório Meteorológico da cidade. (Saber mais)

A primeira obra escrita em quimbundo, Angola

Em 1642, foi impresso em Lisboa o primeiro catecismo escrito em quimbundo, uma das línguas mais faladas na região de Angola. É também o mais antigo registo desta língua, um valioso documento para a história da linguística africana. (Saber mais)

A Misericórdia de Luanda, Angola

A Santa Casa da Misericórdia de Luanda é uma das mais antigas instituições de Angola, com uma herança valiosíssima no âmbito da assistência aos mais vulneráveis. Foi recentemente revalorizada e actualizada. (Saber mais)

Santuário da Muxima: uma pintura de Isabel Nunes

A pintora Isabel Nunes realizou um significativo e ambicioso políptico dedicado ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, o principal centro de devoção mariana em Angola. (Saber mais)

A Virgem de Luján, Argentina

Nossa Senhora da Conceição de Luján é a padroeira da Argentina. O santuário tem na sua origem na encomenda de uma imagem pelo português António Faria de Sá, fazendeiro morador em Córdova. Actualmente é a mais venerada dos países platinos, Argentina, Uruguai e Paraguai. (Saber mais)

A naveta de prata da igreja da Muxima, Angola

No Museu Nacional Soares dos Reis, encontra-se uma naveta de prata proveniente da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Muxima em Angola, de origem baiana, associada à viagem do Príncipe Real D. Luís Filipe à costa africana em 1907. (Saber mais)

A Biblioteca de D. Fernando Martins Mascarenhas (Oxford, Reino Unido)

A valiosa Livraria de D. Fernando de Mascarenhas, Bispo do Algarve, proveniente do saque do corsário inglês Robert Devereux em 1596, encontra-se actualmente na Bodeley Library, em Oxford. (Saber mais)

O órgão congénere da Sé de Faro (Mariana, Brasil)

Os magníficos órgãos das catedrais de Faro e Mariana são considerados peças únicas da arte organística de origem portuguesa atribuídos a Johannes Heinhrich Ulenkampf, discípulo do famoso organeiro alemão Arp Schnitger. (Saber mais)

A Romaria da Senhora d’Abadia de Muquém (Goiás, Brasil)

A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é a mais antiga romaria do Estado de Goiás. Devoção trazida no século XVIII pelos portugueses provenientes em grande parte do Norte minhoto, onde esta devoção era - e continua a ser - muito arreigada, é actualmente uma das maiores peregrinações de todo o Brasil. (Saber Mais)

O Martírio da Rainha Ketevan, Geórgia

No Chateau Mukhrani na Geórgia está exposta uma réplica do notável painel de azulejos representando o martírio da Rainha Ketevan de Khakheti (c. 1560-1624), no antigo Convento da Graça em Lisboa. (Saber mais)

O painel “perdido” do Patriarca Arménio David IV de Vagharshapat

À entrada da antiga Sala do Capítulo do Convento da Graça em Lisboa, encontrava-se, até há poucos anos, um grande painel azulejar com a representação da cena de obediência ao Papa do Patriarca Arménio David de Vagharshapat em Ispaão, capital do Império Safávida. (Saber mais)

A Misericórdia de São Tomé, São Tomé e Príncipe

A Santa Casa da Misericórdia é considerada a mais antiga instituição de São Tomé e Príncipe. Foi uma das primeiras Misericórdias promovidas pela Rainha D. Leonor nos territórios de além-mar, no início do povoamento. Recebeu um valioso legado de D. Simoa Godinho, nobre dama são-tomense. (Saber mais)

Santa Maria de África, Ceuta

Santa Maria de África é uma invocação de origem lusitana. É padroeira de Ceuta, com um culto que remonta à conquista da cidade pelos portugueses em 1415 e, ainda hoje, poderoso elo de ligação com Portugal. (Saber mais)

Santa Cruz de Cochim, Índia

Santa Cruz de Cochim no estado de Kerala, na Índia, foi o primeiro núcleo urbano com presença portuguesa continuada da Ásia, e também o local da primeira igreja católica de todo o Oriente. (Saber mais)