O Santo Condestável em Singapura


A escultura de São Nuno de Santa Maria

Na igreja de São José em Singapura, encontra-se uma imagem do Santo Condestável (1360-1431), de devoção particular da comunidade luso-asiática.

Trata-se de uma pequena escultura de D. Nuno, representado como jovem guerreiro com o olhar erguido. Segura a espada na mão direita e tem a mão esquerda sobre o peito; está vestido de loudel com o brasão de família – Pereira – na parte frontal. A imagem está colocada num nicho no transepto esquerdo da igreja.

A estátua é provavelmente de origem portuguesa, com afinidades com a pintura realizada por Luciano Freire (1904) actualmente no Museu Militar de Lisboa.

A imagem foi oferecida à igreja de São José, na década de 1950, por Daniel Lázaroo (1899-1958), de uma das famílias luso-descendentes radicadas na cidade de Singapura.

A presença de uma estátua do Santo Condestável nestas longínquas terras do oriente asiático, manifesta de forma peculiar a universalidade do seu culto.

 

A Igreja de São José de Singapura

A igreja de São José é actualmente uma das igrejas mais notáveis da cidade de Singapura. A sua origem remonta à fundação da Missão Portuguesa em 1825 pelo Padre Francisco da Silva Pinto e Maia († 1850). Foi construída uma primeira capela em 1832-1833, e posteriormente (1853) uma nova igreja para atender a crescente população católica.

No início do século XX (1906-1912) foi construída a actual igreja, com capacidade de albergar a comunidade católica em constante crescimento. Para a sua edificação contribuíram, numerosas empresas e famílias luso-descendentes.

A igreja foi construída em estilo neogótico, com muitos elementos portugueses, nas imagens e nas tradições religiosas que actualmente se encontram muito vivas.

 

A comunidade luso-descendente de Singapura

Em 1819, após a fundação de Singapura por Thomas Stamford Raffles (1781-1826), numerosos luso-descendentes provenientes de Malaca, instalaram-se na cidade, assistidos espiritualmente por sacerdotes da Diocese de Malaca.

Com o início da Missão Portuguesa em 1825, a comunidade foi crescendo e, em 1840, já viviam em Singapura cerca de 500 católicos, a maior parte de ascendência euro-asiática.

A comunidade desenvolveu uma acção assistencial e educacional intensa na região, com linguagem própria – o Kristang (Cristão) -, crioulo derivado do português, praticado principalmente pelas famílias euro-asiáticas.

A comunidade luso-descendente mantém actualmente um papel activo na cidade-estado, tendo como centro principal a igreja de São José de Singapura, com tradições religiosas de raiz portuguesa, em que participam crentes de todas as religiões.

 

Foto: https://sjcvs.org.sg/saints_of_sjc/st-nuno-alvares-pereira/

 

REFERENCIAS

  • Glimpses and Memories of St. Joseph‘s Church and the Portuguese Mission in Singapore 1825-1999, Singapore, Church of St Joseph, 1999.
  • AZEVEDO, Carlos (Dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000-2001.
  • BOSS, James Newton, An Account of the Portuguese Mission in Singapore (1825-1999) St. Joseph’s Church, Singapore, James Newton Boss, 2009.


Explore Também


Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.